

Gaudí observou que muitas das estruturas naturais estão compostas de materiais fibrosos, como a madeira, os ossos, os músculos ou os tendões. Do ponto de vista geométrico, as fibras são linhas retas e as superfícies curvas no espaço compostas de linhas retas definem uma geometria com base em regras, centrada somente em quatro superfícies distintas: a helicóide, a hiperbolóide, a conóide e parabolóide hiperbólica. Gaudí viu essas superfícies na natureza e as transportou para a arquitetura"
Bassegoda
Estava passeando em um shopping em Brasília na semana passada e me deparei com uma loja de roupas com a coleção inspirada nas obras de Gaudí. Eu sei que teve muita gente que não entendia o que era aquele mosaico escrito "Gaudí" e as peças da coleção com estampas da Sagrada Família!
Antoni Placid Gaudí i Cornet, catalão de puro sangue, começou desde cedo a mostrar seu lado artístico, porém, esta sua inspiração, a princípio, seguia uma linha mais católica de ser com o estilo arquitetônico gótico. Com o tempo, Gaudí foi adquirindo mais identidade, foi se descobrindo um modernista naturalista, utilizando de formas exuberantes a fantásticas e de materiais inusitados em suas obras.
Os edifícios de Gaudí são praticamente grandes obras de arte, espalhadas principalmente na cidade de Barcelona, onde aperfeiçoou seu dom na Escola Provincial de Arquitetura. Impossível falar desse arquiteto sem mencionar a palavra "mosaico" e sem mencionar a composição da massa auto fraguante (argila + cimento + areia) criada por ele e usada até hoje.

1883 até sabe-se lá quando: A Sagrada família, a obra que nunca acaba, atualmente nas mãos do arquiteto Jordi Bonet, teve início em 1883, e um ano depois, Gaudí passou a ser o arquiteto-diretor com apenas 31 anos de idade. A fachada da Natividade, a fachada da Paixão, e a fachada da Glória, e ainda grandes torres em construção compõem esse gigantesco tempo cristão cheio de simbologia.

1883 a 1888: A Casa Vicens era a a casa de veraneio de Manuel Vicens. Esta foi a primeira grande obra de Gaudí, que começou a residência em estilo espanhol, tornando-se cada vez mais árabe, até se tornar numa mistureba com Art Nouveau que deu certo. Foi então que Gaudí começou a encontrar seu estilo, os ladrilhos decorativos e azulejos usados na fachada e no interior da casa, estão presentes em praticamente todas as futuras obras dele.

1889 a 1915: O Palácio Episcopal de Astorga é o "edifício-modelo" do modernismo catalão; é uma das poucas obras de Gaudi fora da Catalunha. O Palácio possui quatro torres cilíndricas na fachada e o pavimento térreo contém um grande salão com pé direito altíssimo, o que permite a abertura de grandes janelas que proporcionam uma boa iluminação. A estrutura é suportada por pilares com capitéis decorados e arcos de cerâmica, cobertos com um estilo mourisco.
1904 e 1906: Em Barcelona, conhecida como A Casa dos Ossos, a Casa Batlló, cuja obra se baseia em formas, cores, texturas e figuras geométricas da natureza, fica situada em pleno "Passeig de Gracia" e faz parte da "Manzana de la Discordia" que é composta por três casas construidas por três arquitetos rivais para três famílias rivais da época. Gaudí pôs o terror logo na fachada da casa, com as sacadas em forma de crânio, colunas em forma de ossos e detalhes semelhantes às formas de insetos.

1905 a 1907: A frase mais famosa sobre a Casa Milà: "O edifício não possui quaisquer linhas retas". Esse edifício foi encomendado por Roger Segimon de Milà para sua família. É uma construção realmente emblemática, cheia de interpretações (como várias outras obras de Gaudí); as críticas apontam a falta de funcionalidade, mas reconhecem que é uma obra de arte. E eu soube que lá no telhado rola umas festinhas!

1907 a 1913: Antes de se transformar em um parque público, o parque de muros curvos era um refúgio dos ricos e famosos. Situado no topo de uma colina, o Paque Güell oferece uma linda vista de Barcelona, é lá onde fica a Casa-Museu de Gaudí. É considerado o segundo maior parque de Barcelona, pois possui uma extensa encosta de 20 hectares. Há uma colunata de inspiração dórica que é suporte de uma grande plataforma, também viadutos para vencer os desníveis do terreno. A Praça oval é o ponto central do paque, e em torno dela, circula um enorme banco em forma de sepente decorado com mosaico.
A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura) já incluiu como patrimônio várias das obras de Gaudí.
Gaudí, o santo dos arquitetos
BARCELONA, domingo, 31 de outubro de 2010 – Além de idealizar o templo da Sagrada Família de Barcelona, que Bento XVI dedicará em 7 de novembro de 2011, o arquiteto Antoni Gaudí uniu famílias desestruturadas, curou doentes, propiciou profundas conversões ao catolicismo, ajudou desempregados - É o que garantem diversos testemunhos dos cinco continentes, recolhidos pela Associação Pró-Beatificação de Antoni Gaudí, que nessa semana apresentou o estado atual do processo de canonização do arquiteto catalão.
Em coletiva de imprensa celebrada diante seu túmulo, na cripta da Sagrada Família de Barcelona, os representantes da associação mostraram sua confiança em que Gaudí possa ser beatificado em 10 de junho de 2016, data do 90° aniversário de sua morte.
Os impulsores deste processo de beatificação reconhecem que isso depende da Congregação vaticana para as Causas dos Santos, em consonância com a devoção que o arquiteto desperta. Contudo, um dos fundadores da associação, Josep Maria Tarragona, explicou que se fixou esse “horizonte de trabalho” porque já existe um “milagre satisfatório” e porque a positio está em fase final.
O possível milagre faz referência à cura inexplicável de uma doença na retina testemunhada por Montserrat Barenys, da cidade de Reus, na qual Gaudí foi batizado no dia seguinte de seu nascimento. A Associação também destacou o testemunho de Ramon Amargant, que garante ter sido curado milagrosamente de uma grave úlcera por intercessão de Gaudí. A Associação Pró-Beatificação de Antoni Gaudí nasceu em 1992 pelo entusiasmo de cinco leigos convencidos da santidade do artista e com um orçamento inicial de 300 euros.
A fase diocesana da causa foi desenvolvida em Barcelona entre os anos de 2000 e 2003. Em junho de 2010, o processo de beatificação foi aberto em Roma. A postuladora é Silvia Correale, e o vice-postulador, sacerdote Lluís Bonet. O relator é o padre Vicenzo Criscuolo, OFM Cap.
Bonet, também pároco da Sagrada Família, explicou que agora a associação espera que a Congregação para as Causas dos Santos confirme que Gaudí viveu as virtudes cristãs de forma heróica e que sua intercessão propiciou um milagre, e o Papa declare-o Venerável. Para isso, será entregue à Congregação para as Causas dos Santos, no início de 2012, uma biografia documentada de Gaudí com cerca de 1.200.
O autor desta biografia, Josep Maria Tarragona, disse que o Papa dedicar a Sagrada Família “acelera a fama de santidade de Gaudí e, portanto, a pressão que os cardeais amigos possam fazer no Vaticano para que sejam acelerados os trâmites feitos pelos funcionários da Congregação”. Por sua vez, o presidente da associação, arquiteto Josep Manuel Almuzara, afirmou, em referência à Sagrada Família, que “por trás deste templo maravilhoso há um arquiteto maravilhoso, por sua arte e também por sua santidade”.
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